Secções
Entrar

11 distritos sob aviso amarelo por causa da neve

30 de dezembro de 2020 às 08:17

Segundo o IPMA, a neve deve cair acima da cota dos 1.200/1.400 metros, podendo condicionar ou interditar estradas.

Onze distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo por causa da queda de neve e da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão sob aviso amarelo (o menos grave) até às 09:00 de hoje por causa da agitação marítima os distritos de Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, onde as ondas serão de noroeste e podem chegar aos cinco metros.

Já os avisos amarelos por causa da queda de neve prolongam-se até às 12:00 de quinta-feira e vigoram nos distritos de Bragança, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga.

Segundo o IPMA, a neve deve cair acima da cota dos 1.200/1.400 metros, podendo condicionar ou interditar estradas, causar danos em estruturas ou árvores devido à acumulação e prejudicar alguns abastecimentos locais.

Para hoje, o IPMA prevê uma descida da temperatura mínima, chuva no Minho a partir da tarde, estendendo-se ao litoral Centro, queda de neve acima de 1.000/1.200 metros de altitude e vento mais intenso nas serras e litoral oeste.

A entrada em 2021 em Portugal continental vai ficar marcada pelo tempo frio, devido à ação conjunta de um anticiclone localizado a noroeste do arquipélago dos Açores e à depressão Bella, de acordo com o IPMA.

Segundo a informação que o instituto difundiu a terça-feira, a previsão de fim de ano assinala que a depressão Bella originará um fluxo de norte que transportará uma massa de ar frio sobre o território continental nos próximos dias, esperando-se a continuação do tempo frio pelo menos até ao dia 01 de janeiro.

No dia de hoje, as temperaturas mínimas vão variar entre os -1º em Vila Real e Viseu e os 7º em Sagres, enquanto as máximas entre os 4º na Guarda e os 14º em Santarém.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela