Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos
22.06.2021

Capitulação

Xi Jinping veio apelar à importância de transmitir uma imagem "credível, adorável e respeitável" do país. Xi concluiu que, afinal, a China precisa de aumentar o seu círculo de amigos.

15.06.2021

Comunismo eletrónico

A China iniciou os testes à sua internet do futuro, preparada para receber tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA), cuja rede experimental (ARPANET à chinesa), conecta 40 universidades chinesas.  

01.06.2021

#Iranelection

A juventude iraniana teve o seu despertar democrático, construindo também uma nova ecologia online do protesto sociopolítico. Contudo, os resultados foram frustrantes.

25.05.2021

Marg bar Israel

Ao fim de quatro décadas, este Carnaval político-ideológico, encenado e participado, maioritariamente, pelos funcionários do regime teocrático, tem vindo a perder fervor.

18.05.2021

Olho por olho

A decisão do Hamas e da Jihad Islâmica de iniciarem uma barragem de misseis contra o território de Israel, representa a aceleração, na direção do abismo, da causa palestiniana.

11.05.2021

Heartland digital

O poder tradicional, constituído pelas componentes militar, económico, diplomático e informacional será enquadrado, integrado e multiplicado pelo domínio de ciberespaço.

04.05.2021

Bairro Arménio

Biden pretende impor um ritmo e um tom diferente na sua política externa. Sendo cedo para afirmar se tal irá contribuir para alienar ainda mais os aliados e os rivais internacionais da órbita norte-americana ou se conseguirá impor uma inflexão nos percursos autoritários e repressores de muitos desses países.  

27.04.2021

Bizarro triângulo geopolítico

Devido a evolução tecnológica o espaço contrai e a distância desaparece e surgem novas dimensões das linhas de conexão como é o caso da geometria geopolítica entre Israel-EUA-Irão.

20.04.2021

A guerra dos 40 anos no Médio Oriente

O ano 2021 ficará marcado por uma autorresponsabilização das principais potências do Médio Oriente, algo que todos as elites políticas regionais intuitivamente desejavam retardar. Porque apesar da repulsa que todas nutrem em relação ao Ocidente, era sempre mais fácil quando se encontravam os EUA, mesmo à mão de semear, para culpar pelos falhanços e caos na região.  

13.04.2021

O Ocidente paladino dos muçulmanos

Há décadas que os cerca de 10-15 milhões de muçulmanos uigur e cazaques da região autónoma de Xinjiang, na China, sofrem abusos aos seus direitos humanos e às suas liberdades religiosas pelo governo chinês. 

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)