Recordar Jorge Sampaio
Jorge Sampaio foi uma destacada figura da política portuguesa, fosse no 25 de Abril, na liderança do PS, à frente da câmara de Lisboa ou como Presidente da República. Numa minibiografia de 24 páginas, a SÁBADO conta-lhe as suas histórias mais interessantes.
Há muito que se sabia que a saúde de Jorge Sampaio era frágil. Por isso, o jornalista Tiago Carrasco começou a preparar o obituário do antigo Presidente da República. Durante vários meses, entrevistou pessoalmente e ao telefone 14 pessoas, aliados e adversários, para traçar o perfil póstumo de um dos maiores governantes das últimas décadas. Praticamente todos os contactados aceitaram conversar sobre as experiências partilhadas com Jorge Sampaio.
E contaram muitos episódios: como aquele em que, enquanto Presidente, teve de se esconder na casa de banho de um café do Porto para falar secretamente com o secretário-geral da ONU, Koffi Annan; ou ainda os momentos com a sua primeira mulher, a luso-alemã Karin Dias, de quem se divorciou passados quatro anos.
Medina na Ajuda da sua infância
Depois da reportagem com Carlos Moedas, que revelou os seus locais de eleição em Campo de Ourique, o bairro de Lisboa onde sempre morou, agora foi a vez de Fernando Medina - o autarca escolheu a Ajuda, onde passava férias com os avós.
Mesmo em pré-campanha, os telemóveis dos candidatos à câmara de Lisboa foram postos de lado durante as reportagens daSÁBADO, feitas pelo jornalista Carlos Gonçalo Morais (a de Moedas durou 1h30, a de Medina um pouco menos). Os périplos pelos bairros escolhidos por ambos nunca foram interrompidos por chamadas inadiáveis. Já os telemóveis dos assessores de imprensa - que os acompanharam - tocaram várias vezes.
"Vou ser vegan!" E agora?
Se o seu filho adolescente lhe disser: "Quero ser vegan!", não fique preocupado. Isso até pode ser uma oportunidade para o resto da família fazer uma alimentação mais variada, porque em geral os portugueses abusam da carne e dos ovos. Foi isso que a nutricionista Lia Fialho Correia explicou à jornalista Lucília Galha, que foi à procura de histórias de adolescentes que se tornaram vegetarianos ou vegan, uma tendência atual e que se explica pela grande exposição à informação e pelo peso dosinfluencersque partilham estas ideias.
Apesar das preocupações, não há aqui dramas, sossegam os especialistas: só é preciso que os pais e os próprios miúdos aprendam a compensar e a ingerir tudo o que precisam para crescer bem. E para isso convém que consultem um pediatra ou nutricionista para garantir uma alimentação alternativa equilibrada.
Cerco a Montenegro
Os novos desenvolvimentos no caso Spinumviva e o apertar do cerca a Luís Montenegro. E ainda: a campanha para as Autárquicas em Lisboa; Rabo de Peixe: o documentário e a ameaça das drogas sintéticas.
Médicos que ganham fortunas
Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais
Uma casa na periferia
As zonas centrais de Lisboa e Porto apresentam preços proibitivos para quem quer comprar casa, por isso, a tendência passa por apostar nos arredores. E ainda: uma exposição sobre D. Amélia e uma entrevista ao encenador João Mota
Saiba como travar o cansaço
Considerada já uma "epidemia", o cansaço é um tema sério e que afeta milhões de pessoas na sua vida pessoal e profissional. Acompanhamos Seguro nas suas férias e tentámos perceber o que vai acontecer nos recreios sem telemóveis.
Porto Santo, a ilha dourada
Com uma das melhores praias da Europa, Porto Santo é a sugestão de destino que faz a capa desta semana. A conversa improvável com Fábia Rebordão acabou a atrasá-la para ir buscar a filha. Conheça a moda das festas de 15 anos.
Edições do Dia
Boas leituras!