Secções
Entrar
Carlos Torres Editor Executivo
12.01.2022

O Presidente e seus irmãos

Esta semana trazemos-lhe as histórias dos três irmãos Rebelo de Sousa e as peripécias da entrevista a Francisco Rodrigues dos Santos – o líder do CDS quase chorou. E ainda: o perfil de Nélson Veríssimo, o novo treinador do Benfica; e as razões para haver cada vez mais divórcios.

Procurar as histórias de vida dos três irmãos Rebelo de Sousa é passar por alguns dos episódios mais marcantes da história política portuguesa. Filhos de uma figura do Estado Novo, Marcelo, António e Pedro cresceram nos bastidores do poder, mesmo que o pai, Baltazar, tenha sempre feito questão de lembrar em casa que os privilégios que os cargos que ocupou foram dando à família eram apenas transitórios. Se Marcelo é Presidente da República e um dos fundadores do PSD, António é militante do PS e foi o primeiro líder da JSD e Pedro era a criança que Salazar convidava para passear aos domingos e fugiu sempre dos partidos. Alunos brilhantes, católicos convictos, com percursos de sucesso, são protagonistas de episódios históricos, aventuras e peripécias que durante um mês a jornalista Margarida Davim recolheu junto de alguns dos amigos mais próximos dos irmãos Rebelo de Sousa.

Chicão desconfiado com as notas
Como tem acontecido em todas as entrevistas a líderes partidários, os jornalistas Sara Capelo e Alexandre R. Malhado pediram a Francisco Rodrigues dos Santos que escolhesse um gesto. O presidente dos centristas optou por um “fixe à CDS”. E explicou: “Vamos embora, vamos surpreender. Confiança, otimismo para as eleições.” A subeditora da SÁBADO escreveu nas folhas de apontamentos e ele reagiu, desconfiado: “Mas está a tirar notas?” Ela explicou que a foto tinha de ter uma legenda. “Ah, OK”, assentiu Chicão.

Já no fim da entrevista, perguntaram-lhe se a mulher, que é conselheira nacional do CDS, discorda do líder do CDS. E Francisco Rodrigues dos Santos, que esteve sempre combativo e bem humorado, começou a ficar com os olhos embaciados enquanto falava de Inês. Não chorou, mas emocionou-se.
Pandemia aumentou divórcios
Em 2020, por cada 100 casamentos registados, ocorreram 91,5 divórcios. Para perceber os porquês deste recorde, a jornalista Sónia Bento foi falar com divorciados, advogados e psicólogos, que afirmam que a separação de muitos casais foi uma consequência da pandemia. Partilhar a casa e trabalhar ao mesmo tempo, tendo crianças com aulas online e outras sem infantários, além do medo de contrair o vírus, criou uma “tempestade perfeita” para o colapso. Para as relações que já estavam fragilizadas, algumas com violência por trás, esta foi a gota de água. E são quase sempre as mulheres que dão o primeiro passo.

Mais crónicas do autor
11 de novembro de 2025 às 23:00

Atrasar a demência

Os casos de demência deverão triplicar até 2050. Mas é possível prevenir muitos casos. E com coisas simples. Afinal, conversar com os amigos gera mais neurónios do que fazer Sudokus.

04 de novembro de 2025 às 23:00

Os traficantes de escravos portugueses

Os portugueses que fizeram fortuna com o tráfico de escravos. E ainda: jovens viciados em videojogos; três dias ao telefone com Jorge Corrula

28 de outubro de 2025 às 23:00

As histórias de Balsemão

Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.

21 de outubro de 2025 às 23:00

Eternamente jovens

Já ninguém esconde os liftings e o botox, a procura pelo rosto perfeito nunca foi tão voraz. Conheça ainda o passado de Sócrates e os candidatos ao Benfica.

15 de outubro de 2025 às 23:00

A fortuna de Balsemão

Os negócios do fundador da SIC, a campanha para as eleições do Benfica, uma reportagem em Castro Daire e uma entrevista a Avi, o judeu árabe.

Mostrar mais crónicas
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!