Secções
Entrar

Últimas tropas americanas já abandonaram o Afeganistão

Diogo Barreto 30 de agosto de 2021 às 22:22

Os últimos aviões americanos em Cabul já levantaram voo, marcando o fim oficial da presença norte-americana no Afeganistão, ao fim de 20 anos.

Os últimos cinco aviões norte-americanos que restavam no Afeganistão já abandonaram o país, marcando o fim da saída oficial dos Estados Unidos da América naquele país, depois de 20 anos na região.

Sgt. Samuel Ruiz/U.S. Marine Corps/Handout via REUTERS

A informação foi avançada pela agência Associated Press que cita fonte oficial de Washington que afirma que já não existem quaisquer tropas americanas no país. O prazo para a saída definitiva dos EUA do Afeganistão, com o regresso a casa das últimas tropas, já tinha sido apontado para esta terça-feira, 31 de agosto.

À medida que o último avião norte-americano abandonava o país, foram ouvidos tiros por parte dos soldados talibã a festejarem. 

A Casa Branca de Joe Biden disse que esta segunda-feira foram retiradas mais de 12.000 pessoas de Cabul em 24 horas, dos quais 6.000 americanos e familiares, e que o total de pessoas retiradas da capital afegã era de 116.700 desde 14 de agosto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela