Secções
Entrar

UE renova sanções autónomas para Coreia do Norte, as mais severas impostas a um país

30 de julho de 2020 às 12:30

Sanções são aplicadas a 57 pessoas e nove entidades incluídas nas listas por contribuírem para os programas da RPDC relacionados com armamento nuclear, mísseis balísticos e outras armas de destruição maciça.

O Conselho da União Europeia (UE) confirmou hoje a lista de pessoas e entidades sujeitas às sanções autónomas impostas pela UE contra a República Popular Democrática da Coreia (RPDC), renovando as mais severas restrições impostas a um país.

O Conselho da UE informa, em comunicado, que em causa estão medidas restritivas como "proibição de viajar e congelamento de bens", que já estão "atualmente em vigor contra as pessoas e entidades cujos nomes constam das listas" e que "continuarão a aplicar-se por um ano, até à próxima revisão anual".

Estas sanções são aplicadas a 57 pessoas e nove entidades incluídas nas listas por contribuírem para os programas da RPDC relacionados com armamento nuclear, mísseis balísticos e outras armas de destruição maciça ou ainda por evasão a sanções, precisa a estrutura.

O Conselho da UE aponta que "as sanções da UE contra a RPDC são as mais severas alguma vez impostas a um país", tendo sido adotadas "em resposta às atividades de desenvolvimento de armas nucleares e mísseis balísticos levadas a cabo pela Coreia do Norte, que violam várias resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas".

A estrutura lembra, ainda, que a UE tem vindo a "manifestar reiteradamente a sua firme convicção de que a paz e a desnuclearização duradouras na península da Coreia têm de ser alcançadas por meios pacíficos e que a única forma de atingir esse objetivo será levar por diante o processo diplomático".

Esta confirmação das sanções entra em vigor na sexta-feira após publicação no Jornal Oficial da UE.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela