Secções
Entrar

Ucraniano suspeito de sabotagem no Nord Stream extraditado para a Alemanha

Lusa 27 de novembro de 2025 às 17:10

O suspeito foi entregue à polícia alemã, depois de três meses sob custódia italiana, na maior parte numa prisão de segurança máxima em Ferrara e de uma greve de fome durante vários dias em protesto contra alegados maus-tratos.

O cidadão ucraniano detido em Itália por suspeita de envolvimento na sabotagem dos gasodutos Nord Stream foi extraditado esta quinta-feira para a Alemanha, após o Supremo Tribunal italiano ter aprovado a decisão ao fim de uma longa batalha judicial.
Tribunal ordena extradição de ucraniano, Serhii K., para a Alemanha por sabotagem do Nord Stream Stefan Sauer/picture-alliance/dpa/AP Images
O suspeito, Sergei K., de 49 anos, foi entregue à polícia alemã, depois de três meses sob custódia italiana, na maior parte numa prisão de segurança máxima em Ferrara e de uma greve de fome durante vários dias em protesto contra alegados maus-tratos. O Ministério Público alemão acusa-o de ser coautor das explosões nos gasodutos Nord Stream 1 e 2 no Mar Báltico em 2022, por alegadamente ter coordenado uma equipa de sete pessoas que instalou os engenhos explosivos. Esta quinta-feira foi transportado para a Alemanha de helicóptero e, ao desembarcar na cidade de Karlsruhe, no oeste do país, foi transferido para um veículo escoltado por polícias fortemente armados. O suspeito será presente a um juiz na sexta-feira, que deverá emitir o mandado de detenção.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela