Secções
Entrar

Turquia prende mais de 700 pessoas suspeitas de ligações a Gülen

12 de fevereiro de 2019 às 16:13

Dezenas de milhares de pessoas foram presas desde a tentativa de golpe de 2016 e mais de 140 mil foram demitidas ou suspensas dos seus empregos.

Pelo menos 729 pessoas suspeitas de ligações ao movimento do clérigo Fethullah Gülen, que Ancara acusa de ser o instigador do fracassado golpe de 2016, foram presas esta terça-feira, na Turquia, anunciou o Ministério Público.

Aquele departamento judicial acrescentou que enviou às autoridades locais de 75 das 81 províncias da Turquia os nomes de 1112 pessoas suspeitas de ligações com a irmandade religiosa.

O balanço anterior apontava para mais de 641 detenções, segundo a agência noticiosa estatal Anadolu. "Não podemos saber se as pessoas cujos nomes enviamos serão simplesmente convocadas para um depoimento ou detidas", referiu uma fonte judicial à agência de notícias France-Presse.

"Em Ancara [capital da Turquia], prendemos 45 pessoas, mas não sabemos o que será decidido em outras províncias", salientou a mesma fonte.

O ministro do Interior, Süleyman Soylu, alertou no domingo que uma "nova operação importante" que estava a ser preparada contra os seguidores de Gulen. "Vamos erradicá-los deste país", frisou.

Dezenas de milhares de pessoas foram presas desde a tentativa de golpe e mais de 140 mil foram demitidas ou suspensas dos seus empregos.

As autoridades turcas acusam Gülen de ter criado um "estado paralelo" com o objetivo de derrubar o governo turco e de ter sido o cérebro da tentativa de golpe de 15 de julho de 2016.

Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos desde 1999, tem negado sistematicamente qualquer ligação com o golpe de 2016.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela