Secções
Entrar

Turquia admite colaborar com "justiça internacional" no caso Khashoggi

25 de outubro de 2018 às 15:05

Diplomacia turca instou a Arábia Saudita a responder às perguntas das autoridades de Ancara, sobretudo sobre o alegado "esquadrão da morte" que terá operado contra o jornalista crítico do regime saudita.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, anunciou que o país está disposto a ceder provas do alegado assassinato do jornalista saudita a um organismo judicial internacional.

"Estamos a investigar o caso na Turquia, de acordo com as leis turcas. O caso deveria ser julgado aqui. Neste momento não temos intenção de transferir o assunto para a ‘justiça internacional’", disse Mevlut Çavusoglu à estação de televisão NTV, esta quinta-feira.

"Mas, se um organismo jurídico internacional tomar a iniciativa e começar a investir no caso nós entregaremos todas as provas de que dispomos", acrescentou o chefe da diplomacia da Turquia.

"A Convenção de Viena (sobre relações diplomáticas) é clara. Isto é território da Arábia Saudita" indicou o ministro referindo-se directamente ao consulado de Riade em Istambul e à residência do cônsul, edifícios que foram alvo de buscas das autoridades turcas.

O jornalista Jamal Khashoggi desapareceu depois de ter entrado no consulado saudita, no dia 2 de Outubro onde terá sido assassinado.

"A mesma Convenção de Viena indica também que a investigação deve decorrer de acordo com as leis turcas. Se há detidos ou outros implicados no assassinato, todos deveriam ser processados e julgados na Turquia", insistiu.

Çavusoglu reconheceu que a investigação "está a atrasar-se" e, por isso, instou a Arábia Saudita a responder às perguntas das autoridades de Ancara, sobretudo sobre o alegado "esquadrão da morte" que terá operado contra o jornalista crítico do regime saudita.

"Há muitas perguntas que devem ser respondidas sobre as 18 pessoas [detidas em Riade]. Porque estão presas? Quem deu as ordens? Onde está o corpo de Khashoggi?" questionou o ministro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela