Secções
Entrar

Trump vai reunir-se com Putin na Alemanha

29 de junho de 2017 às 21:22

Encontro ocorre à margem dos encontros do G20, numa tentativa de construir uma relação "mais construtiva"

O presidente dos EUA, Donald Trump, vai reunir-se com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, à margem dos encontros do G20, numa tentativa de construir uma relação "mais construtiva", não estando para já definidos os assuntos em agenda.

Trump viaja na próxima quarta-feira para a Polónia, a primeira etapa da sua viagem por países europeus, para depois participar, em Hamburgo, na reunião das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, mais conhecida por cimeira do G20.

Sobre a tão esperada reunião de Trump e Putin, o principal assessor da Casa Branca para a Segurança Nacional, general H. R. McMaster, adiantou, em conferência de imprensa, que o Presidente norte-americano foi muito claro ao afirmar que pretende uma relação "mais construtiva" com a Rússia.

No entanto, Trump deixou também aos seus aliados europeus a garantia de que "fará o necessário para confrontar o comportamento desestabilizador de Moscovo".

Ainda assim, McMaster afirmou que a relação com a Rússia "não é diferente" da que o Presidente Trump procura com outros países, já que vai procurar abordar os problemas, mas também "explorar as oportunidades" com Moscovo.

Questionado sobre se Trump irá abordar com Putin o tema das supostas ingerências russas nas eleições de 2016 nos Estados Unidos, o principal assessor económico da Casa Branca, Gary Cohn, adiantou que a agenda com os temas a tratar entre Trump e Putin não está finalizada.

Além do encontro com Putin, Donald Trump vai aproveitar a cimeira do G20 para um encontro com o Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, o primeiro entre ambos depois do chefe de Estado mexicano ter cancelado uma visita oficial à Casa Branca no início do ano por causa das tensões à volta da intenção da administração Trump em construir um muro na fronteira comum.

Além da insistência de Trump de que seria o México a pagar a construção do muro, o Presidente mexicano acusou os Estados Unidos de práticas comerciais injustas.

Ambos os países prevêem começar em Agosto a renegociação do Tratado Norte-Americano de Comércio Livre, do qual também faz parte o Canadá.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela