Secções
Entrar

Trump insta Qatar a parar de financiar terrorismo

09 de junho de 2017 às 21:27

O Qatar "deve pôr termo a este financiamento e à sua ideologia extremista em matéria de financiamento", adiantou o presidente norte-americano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, instou hoje o Qatar a parar de financiar "imediatamente o terrorismo", apelando ao país, "bem como outros países na região, para fazerem mais e mais rapidamente".

"A nação do Qatar infelizmente, historicamente financiou o terrorismo a um nível muito alto", acusou Trump numa conferência de imprensa na Casa Branca.

A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein, o Egito e o Iémen cortaram na passada segunda-feira relações diplomáticas com o Qatar, que acusam de "apoiar o terrorismo".

Um sismo diplomático ocorrido apenas 15 dias depois de uma visita a Riade de Donald Trum, que na altura pediu aos países muçulmanos para agirem de maneira decisiva contra o extremismo religioso.

Depois desta visita e de um discurso proferido perante cerca de 50 países muçulmanos a 21 de Maio, Donald Trump explicou hoje que tinha "decidido, com o secretário de Estado Rex Tillerson, os grandes generais e pessoal militar (norte-americanos), que chegou a hora de apelar ao Qatar para pôr fim o seu financiamento", explicou o presidente.

O Qatar "deve pôr termo a este financiamento e à sua ideologia extremista em matéria de financiamento", adiantou o Presidente norte-americano.

"Quero pedir a todas as nações para pararem imediatamente de apoiar o terrorismo. Parar de ensinar as pessoas a matarem outras pessoas", declarou Trump.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela