Secções
Entrar

Trump começa hoje a enviar cartas a fixar tarifas entre 10 e 70%

Jornal de Negócios 04 de julho de 2025 às 08:15

Os 70%, se concretizados, serão superiores aos valores que Trump inicialmente anunciou no "Dia da Libertação". Então, o chefe de Estado apontou a taxas entre os 10% e os 50%.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, indicou esta madrugada que a Casa Branca vai começar a enviar cartas para parceiros comerciais fixando unilateralmente tarifas às importações, que, revelou, entrarão em vigor a 1 de agosto.

trump tarifas eua

Trump disse aos jornalistas que "cerca de 10 ou 12" cartas seriam enviadas esta sexta-feira e que mais missivas com as novas tarifas serão remetidas "nos próximos dias". "Acho que até 9 de julho [prazo fixado por Washington para alcançar acordos] estarão todas", acrescentou.

"As taxas vão situar-se talvez em tarifas de 60% ou 70% e de 10% a 20%", revelou.

Os 70%, se concretizados, serão superiores aos valores que Trump inicialmente anunciou no "Dia da Libertação", a 2 de abril. Então, o chefe de Estado apontou a taxas entre os 10% e os 50%.

Até ao momento, Washington anunciou acordos com o Reino Unido e Vietname e uma trégua com a China.

As atenções estão centradas em alguns dos principais parceiros comerciais dos EUA, como a União Europeia, Japão e Coreia do Sul. Trump manifestou-se otimista quanto a alcançar um acordo com a Índia mas criticou a postura "difícil" do Japão.

O Presidente norte-americano indicou na passada terça-feira que não está a ponderar alargar o prazo de 9 de julho para as negociações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela