Secções
Entrar

Sismo de magnitude 6,9 provoca alerta de tsunami na Papua Nova Guiné

17 de julho de 2020 às 08:16

Em 1998, um sismo de magnitude 7 sacudiu o mar de Bismarck e desencadeou uma onda gigantesca que destruiu dezenas de aldeias e matou mais de 2.200 pessoas.

Um sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter foi registado hoje na Papua Nova Guiné, levando as autoridades locais a emitir um alerta de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que regista a atividade sísmica em todo o mundo, informou que o sismo ocorreu às 12:50 (03:50 em Lisboa), a uma profundidade de 85 quilómetros e a várias centenas de quilómetros a nordeste da capital, Port Moresby.

O Centro de Alerta para Tsunamis do Pacífico informou que existe um risco de tsunami num raio de 300 quilómetros do epicentro do abalo.

A Papua Nova Guiné localiza-se no nordeste da Nova Guiné e a leste da Indonésia, numa região conhecida como "Anel de Fogo", pelas falhas tetónicas que ali existem. Nesta região ocorrem cerca de sete mil por ano, na maioria modera.

Em 1998, um sismo de magnitude 7 sacudiu o mar de Bismarck, no leste da Papua Nova Guiné, e desencadeou uma onda gigantesca que destruiu dezenas de aldeias e matou mais de 2.200 pessoas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela