Secções
Entrar

Sindicatos denunciam planos da Ryanair para encerrar bases em Espanha

07 de agosto de 2019 às 19:20

A companhia aérea anunciou que tinha planos para encerrar as bases de Las Palmas, Tenerife Sur e Girona.

ARyanairanunciou esta quarta-feira, em reunião com sindicatos espanhóis que representam os tripulantes, que tinha planos para encerrar as bases de Las Palmas, Tenerife Sur e Girona, segundo um comunicado das estruturas sindicais.

Num encontro com o Sitclpla e USO, a Ryanair anunciou que iria fechar as bases de Las Palmas e Tenerife Sur no próximo dia 08 de janeiro e indicou também o possível encerramento da estrutura de Girona, ainda sem data concreta.

As estruturas sindicais resolveram, por isso, avançar com umagreve, ainda sem data concreta, mas apontando para setembro, e justificando a decisão com o "comportamento abusivo desta companhia", segundo a mesma nota. Não foram quantificados os despedimentos que serão originados por esta decisão.

"É injustificável esta vitimização da empresa face a supostos prejuízos, quando é uma empresa com um aumento constante nos lucros", segundo Manuel Lodeiro, do Sitclpla, citado no comunicado.

Os sindicatos e acompanhia aérea'low cost' tinham marcado esta reunião para debater o contrato coletivo de trabalho, mas não houve avanços nesta matéria.

A empresa pediu depois às estruturas sindicais um outro encontro, a seguir à reunião original, sem mediação, onde anunciou os encerramentos, de acordo com a nota.

A Ryanair comunicou esta terça-feira, em Faro, que iria encerrar a base naquele aeroporto em janeiro de 2020, e despedir cerca de 100 trabalhadores, embora mantenha os voos, revelou à Lusa a presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Luciana Passo.

A mesma dirigente avançou, na terça-feira, que uma diretora de recursos humanos da Ryanair esteve naquele dia em Faro para anunciar o encerramento.

No dia 01 de agosto, a Ryanair admitiu que poderá despedir até 500 pilotos e 400 tripulantes de cabine, devido ao impacto do "Brexit" (saída do Reino Unido da União Europeia), ao aumento do preço dos combustíveis e ao atraso na entrega dos aviões Boeing 737 Max.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela