Secções
Entrar

Primeiro-ministro japonês promete firmeza face à Coreia do Norte

22 de outubro de 2017 às 20:22

Depois de vencer as eleições legislativas antecipadas, o primeiro-ministro prometeu focar-se na economia e na crise norte-coreana.


O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, prometeu hoje firmeza em relação à Coreia do Norte, após ter vencido as legislativas antecipadas.

1 de 5
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

"Como tinha prometido na campanha eleitoral, a minha tarefa iminente é agir com firmeza em relação à Coreia do Norte. Para isso, é necessário seguir uma diplomacia forte. Quero reforçar o nosso poder diplomático após a confiança que nos foi dada", afirmou Abe em declarações a um canal de televisão.

De acordo com as projecções divulgadas após o encerramento das urnas, a coligação do Partido Liberal Democrata, de Abe, com o aliado Komeito, venceu as legislativas e deverá obter a maioria absoluta.

"Temos que aceitar esta vitória com humildade", afirmou Abe em declaração à NHK, pedindo também ao seu partido para "esperar pelos resultados definitivos" e "assumir as críticas" que recebeu de muitos votantes.

A vitória permitirá a Abe manter-se na chefia do Governo até 2021 e ver a sua legitimidade reforçada para enfrentar as ameaças da Coreia do Norte, que recentemente disparou dois mísseis que sobrevoaram território do Japão.

A breve campanha eleitoral de 12 dias esteve centrada na economia e na questão norte-coreana.

O envolvimento em escândalos de favoritismo afectou a popularidade do primeiro-ministro japonês, também abalada pela derrota histórica do seu partido nas eleições autárquicas em Tóquio, em Julho, perante a formação da carismática governadora Yuriko Koike da capital nipónica.

Perante este cenário, Abe, de 63 anos, decidiu dissolver a Câmara dos Representantes (baixa) do parlamento mais de um ano antes da data prevista para as eleições.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela