Secções
Entrar

Presidente ucraniano declara "dia da união nacional"

Diogo Barreto 14 de fevereiro de 2022 às 19:29

O presidente ucraniano apela à unidade nacional.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou o dia 16 de fevereiro como o dia da união nacional.

Volodymyr Zelensky EPA

Zelensky apelou aos ucranianos que desfraldassem as bandeiras nacionais e que as colocassem de forma visível nos edifícios públicos. Foi ainda pedido aos ucranianos que se unissem às 10h da manhã de quarta-feira para entoarem o hino nacional.

"Fomos informados que o dia 16 de fevereiro será o dia do ataque, mas nós vamos torná-lo no dia da união. Já assinei o decreto. Nesse dia, vamos pendurar bandeiras nacionais, colocar fitas azuis e amarelas e mostrar a nossa união a todo o mundo. Temos apenas uma grande vontade europeia: queremos liberdade e estamos prontos para lutar por ela", disse o presidente ucraniano num vídeo divulgado nos canais oficiais e traduzido pelaReuters.

Minutos depois, fonte oficial ucraniana disse à BBC que o presidente não estava a ser "literal" quando falou do dia 16 de fevereiro como a data do ataque. Mykhailo Podoliak, um conselheiro do presidente, disse que o mesmo estava a ser "irónico".

De acordo com a nota publicada no siteda presidência ucraniana, "são necessárias medidas urgentes para consolidar a sociedade ucraniana".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela