Secções
Entrar

Português em Macau com pena de cinco anos e meio por abuso sexual

05 de setembro de 2017 às 10:48

Cidadão estava em prisão preventiva desde Maio de 2016

Um português em Macau foi hoje condenado a cinco anos e seis meses de prisão por dois crimes de abuso sexual que envolvem os seus filhos menores, disse à agência Lusa o advogado de defesa.

O caso do português, que está em prisão preventiva desde Maio de 2016, estava a ser julgado no Tribunal Judicial de Base (TJB) desde Abril, tendo o julgamento terminado em Julho, e a leitura da sentença decorrido hoje.

A defesa vai interpor recurso da decisão, adiantou o advogado João Miguel Barros.

"O tribunal considerou válidos os depoimentos das crianças e, segundo o que foi dito, não parece ter considerado outro elemento de prova", afirmou, ressalvando que ainda tem de "ver com muito cuidado a fundamentação do acórdão", que por enquanto está apenas disponível em língua chinesa.

"Aquilo que ficou claro, para mim, do que foi dito em audiência de julgamento, foi que o tribunal deu total credibilidade ao depoimento das crianças, e que não considerou a outra prova produzida em audiência de julgamento (...) e condenou o pai com base nas declarações dos filhos", disse João Miguel Barros.

O advogado de defesa referia-se "a provas testemunhais, provas documentais e pareceres" que disse ter reunido, incluindo de "uma psicóloga forense em Portugal, especialista da polícia judiciária e especialista em abuso sexual da perspectiva do abusador", que fez uma avaliação do arguido na prisão e depôs em tribunal.

Condenado por dois crimes de abuso sexual, um por cada filho, o português residente permanente de Macau, João Tiago Martins, foi absolvido dos crimes de exibicionismo de carácter sexual e de maus-tratos aos menores de que estava acusado.

"De acordo com a acusação do Ministério Público, João Tiago [Martins] estava acusado de maltratar e abusar dos filhos todos os fins de semana desde 2011 até ter sido detido, em 2016", segundo o advogado.

A mãe, que promoveu a queixa das crianças, também é portuguesa, de uma família tradicional macaense, acrescentou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela