Secções
Entrar

Peru investiga alegadas violações de menores indígenas

25 de maio de 2018 às 09:09

O caso começou com a denúncia feita por uma das professoras da comunidade Kusu Chapi, depois de dois estudantes terem afirmado que estavam a ser vítimas de abusos sexuais por parte do padrasto.

O Ministério da Educação do Peru pediu na quinta-feira às autoridades competentes do país que investigassem as denúncias de alegadas violações de menores indígenas de uma comunidade nativa da Amazónia peruana.

1 de 2
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O Ministério da Mulher e das Populações Vulneráveis anunciou já que elementos do Centro de Emergência Mulher de Bagua, capital da província à qual pertence o município de Imaza, deslocaram-se até à comunidade nativa Kusu Chapi para dar apoio legal, social e psicológico às alegadas vítimas.

O caso começou com a denúncia feita por uma das professoras da comunidade Kusu Chapi, situada no município de Imaza, pertencente à região norte de Amazonas, depois de dois estudantes terem afirmado que estavam a ser vítimas de abusos sexuais por parte do padrasto.

A este, somaram-se mais 20 casos, entre eles 17 raparigas e dois rapazes, cujas mães também afirmaram terem sido vítimas de violência sexual.

O Ministério da Educação enviou uma delegação ao local para garantir o serviço educativo a todos os estudantes e para apoiar a docente e as mães que fizeram as denúncias.

O mesmo Ministério já exortou os pais e todos os membros da comunidade nativa de Kusu Chapi "a não permanecerem calados e a denunciar estes actos repudiáveis, para que sejam esclarecidos e se sancionem com rigor os responsáveis".

Após a denúncia inicial, a docente foi objecto de perseguições por parte de alguns habitantes da comunidade e algumas das crianças deixaram de assistir às aulas, segundo informações dos 'media' locais e do director regional da Educação, Edgar Julca.

Neste momento está a decorrer uma investigação policial, solicitada pela autoridade judicial local, depois dos factos terem sido divulgados pela Direcção regional de Educação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela