Secções
Entrar

Papa visita refugiados sírios em Lesbos

07 de abril de 2016 às 13:03

Com esta deslocação, o Papa volta a centrar-se na questão dos migrantes e refugiados, que dominou a primeira viagem do seu pontificado à ilha italiana de Lampedusa

O Papa Francisco vai visitar a ilha grega de Lesbos a 16 de Abril, juntamente com o patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu, estando previstos encontros com refugiados. A viagem, anunciada esta quinta-feira pelo Vaticano, realiza-se na sequência do convite de Bartolomeu e do Presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos.

Na ilha, Francisco, Bartolomeu e o arcebispo ortodoxo de Atenas, Jerónimo II, vão encontrar-se com refugiados, na maioria sírios, que chegaram a Lesbos depois de terem atravessado o mar Egeu para fugir da guerra. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, explicou que o encontro com os refugiados poderá decorrer no centro de acolhimento instalado no porto daquela ilha grega.

Com esta deslocação, o Papa volta a centrar-se na questão dos migrantes e refugiados, que dominou a primeira viagem do seu pontificado à ilha italiana de Lampedusa, porto de chegada da rota migratória entre a Líbia e Itália e palco de numerosos naufrágios, tal como Lesbos.

Também durante a última viagem ao México, Francisco celebrou uma missa em Ciudad Juarez, localidade fronteiriça com os EUA, onde prestou homenagem aos imigrantes que tentam chegar a território norte-americano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela