Secções
Entrar

Papa vai lavar os pés a 12 jovens requerentes de asilo

22 de março de 2016 às 14:03

A questão dos refugiados tem atraído a atenção do chefe da Igreja Católica que tem pedido acções claras aos governos para que se encontrem soluções viáveis

O Papa vai lavar os pés de 12 jovens refugiados no norte de Roma, por ocasião das celebrações da Quinta-feira Santa, anunciou o Vaticano, destacando a importância para Francisco do acolhimento dos refugiados nos países desenvolvidos.

 

Na missa da quinta-feira que antecede a Páscoa, o Papa lava os pés de 12 pessoas em memória do gesto que Jesus teve com os seus 12 apóstolos, de acordo com a Bíblia. Nos últimos anos, Francisco visitou dois centros de detenção e um instituto para deficientes para esta cerimónia, mas o Papa inovou sobretudo ao lavar os pés de muçulmanos e de mulheres, para grande descontentamento dos meios conservadores católicos.

 

Este ano, o Vaticano manteve o mistério sobre os projectos para Quinta-feira Santa.

 

"O Papa desloca-se a Castelnuovo di Porto [pequena localidade a norte de Roma] para passar alguns momentos com jovens requerentes de asilo", de várias nacionalidades, que se encontram num centro de acolhimento, anunciou o responsável pelo Jubileu da Misericórdia, monsenhor Rino Fisichella.

 

"Este será um sinal simples, mas eloquente. Durante a visita decorrerá o ritual do lava pés. O Papa vai lavar os pés de 12 requerentes de asilo para chamar a atenção para a sua condição", acrescentou.

 

O Papa argentino tem multiplicado, ao longo de vários meses, pedidos firmes, dirigidos em particular aos países europeus, para que abram as suas fronteiras aos refugiados e lutem contra qualquer tipo de xenofobia. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela