Secções
Entrar

Mohammed Allawi nomeado primeiro-ministro do Iraque

01 de fevereiro de 2020 às 16:20

A escolha de uma personalidade para substituir Adel Abdul-Mahdi, que se demitiu no início de dezembro, arrastava-se há quase dois meses.

O antigo ministro da Comunicação Mohammed Allawi foi designado primeiro-ministro do Iraque, após um acordo entre os partidos, confirmaram três oficiais iraquianos.

O Presidente iraquiano, Barham Saleh, tinha estabelecido o dia de hoje como prazo limite para o parlamento designar um novo chefe de Governo, advertindo que, caso isso não acontecesse, ele escolheria a pessoa que julgasse "mais aceitável" para o país.

A escolha de uma personalidade para substituir Adel Abdul-Mahdi, que se demitiu no início de dezembro, arrastava-se há quase dois meses.

Allawi nasceu em Bagdad e foi ministro das Comunicações em 2006 e entre 2010 e 2012.

O nome de Allawi deverá ser votado na próxima sessão do parlamento. Depois disso, Allawi terá 30 dias para apresentar o programa de Governo e indicar os nomes dos ministros.

Desde o início de outubro têm-se realizado manifestações em Bagdad e no sul do Iraque a exigir uma nova classe política, o fim da corrupção, empregos e melhores condições de vida.

Os protestos têm sido marcados por episódios de violência que já provocaram cerca de 480 mortos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela