Secções
Entrar

Ministério Público pede prisão para ex-membros do governo espanhol

02 de novembro de 2017 às 11:11

Só Vila, ex-ministro da Cultura pode sair sob fiança. Supremo Tribunal ordenou adiamento das audiências para 9 de Novembro.

O Ministério Público pediu prisão sem fiança para 13 ex-membros da Generalitat que se apresentaram em Audiência Nacional. De acordo com oEl País,só Santiago Vila, ex-ministro da Cultura - que se demitiu antes da declaração unilateral de independência proclamada por Puigdemont - pode sair sob fiança. 

De acordo com oEl Mundo, os ex-membros do governo que pertencem à PDeCAT não estão a responder ao juiz, limintando-se a responder apenas às questões dos seus advogados. O ex-ministro da Cultura disponibilizou-se para responder a ambas as partes, permanecendo em tribunal 45 minutos. Os restantes depoimentos demoraram entre 10 a 20 minutos. 

1 de 4

Os antigos ex-membros do governo autónomo chegaram todos juntos hoje à Audiência Nacional, excepto Junqueras que compareceu às 8h10 (7h10 em Lisboa) e Santi Vila.

Supremo Tribunal adia audiências 
O Supremo Tribunal de Espanha adiou para o dia 9 de Novembro, próxima quinta-feira, as audiências da presidente do Parlamento da Catalunha, Carme Forcadell, e de outros cinco deputados. De acordo com oEl País, o Tribunal ordenou que seja dada "vigilância policial" a Forcadell, para impedir uma possível fuga. 

A suspensão das audiências - marcadas para hoje e sexta-feira - foi solicitada pelos advogados dos deputados e membros da Mesa do Parlamento da Catalunha. Recorde-se que os ex-membros do governo vão ser ouvidos por delitos de rebelião, sedição, má gestão e outros delitos relacionados com o processo da declaração unilateral de independência da Catalunha. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela