Secções
Entrar

Merkel contra uma "solução militar" na crise com a Coreia do Norte

11 de agosto de 2017 às 14:34

Chanceler garante que "a Alemanha vai participar de maneira intensa nas possíveis soluções não-militares"

A chanceler alemã, Angela Merkel, opôs-se hoje a uma qualquer "solução militar" na crise com a Coreia do Norte e advertiu para as consequências negativas da actual escalada da retórica entre Pyongyang e os Estados Unidos.

"Não vejo uma solução militar para este conflito. (...) A Alemanha vai participar de maneira intensa nas possíveis soluções não-militares, mas considero que a escalada verbal é uma resposta errada", disse Merkel, em declarações à imprensa em Berlim.

Estas declarações da líder alemã surgem perante a escalada da retórica entre Washington e Pyongyang verificada nos últimos dias.

Na terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou o regime da Coreia do Norte com "fogo e fúria nunca vistos" se o regime liderado por Kim Jong-un persistir nas ameaças contra os norte-americanos.
A Coreia do Norte disse estar a preparar planos para atacar a base norte-americana na ilha de Guam, no Pacífico, a 3.430 quilómetros a sudeste do território norte-coreano.

Trump voltou a ameaçar a Coreia do Norte, esta sexta-feira, e disse que a opção militar está pronta para ser accionada.

"As soluções militares estão plenamente operacionais, preparadas e armadas, para o caso de a Coreia do Norte se comportar imprudentemente. Espero que Kim Jong-un opte por outro caminho", escreveu o Presidente norte-americano na sua conta na rede social Twitter.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela