Secções
Entrar

Mais de 150 pessoas condenadas a prisão perpétua na Turquia

20 de junho de 2019 às 19:42

Ao todo, 224 pessoas, das quais 20 ex-generais do Exército, foram julgados neste julgamento pelo golpe de Estado fracassado contra o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

Um tribunal turco já condenou esta quinta-feira mais de 150 pessoas a prisão perpétua, no âmbito do principal julgamento por causa do golpe de Estado falhado de 2016, depois do qual a Turquia assistiu a uma purga sem precedentes.

Entre as 151 pessoas condenadas há 128 com penas de prisão perpétua agravadas, nomeadamente por "tentativa de perturbação da ordem constitucional", homicídio e tentativa de homicídio, avançou a agência de notícias privada DHA.

A agência adianta também que 33 pessoas foram libertadas e 27 foram condenadas com penas de prisão de até 20 anos "por pertencerem a uma organização terrorista".

De acordo com a DHA, foram separados deste julgamento os casos de 13 arguidos, incluindo o do teólogo Fethullah Gulen, acusado de ser o mentor do golpe de Estado fracassado contra o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

Ao todo, 224 pessoas, das quais 20 ex-generais do Exército, foram julgados neste julgamento, um dos principais casos relacionados com o golpe de Estado fracassado de julho de 2016.

Destes, 176 permanecem em prisão preventiva, 35 estão em liberdade, enquanto outros 13 foram julgados à revelia.

O ex-chefe da Força Aérea Akin Öztürk e o ex-assessor de campo de Erdogan Ali Yazici estão entre os condenados a prisão perpétua, segundo a Anadolu.

O ministro da Justiça turco, Abdülhamit Gül, saudou estas condenações, elogiando a justiça "exemplar" da Turquia".

A audiência foi realizada na prisão de Sincan, onde um enorme salão foi construído especificamente para acomodar os julgamentos relacionados ao golpe fracassado.

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado em 15 de julho de 2016, tendo a investida sido supostamente orquestrada por uma fação pertencente às Forças Armadas Turcas.

Apesar de a tentativa não ter atingido a sua finalidade, várias propriedades e edifícios ficaram danificados, mais de mil pessoas ficaram feridas e outras centenas morreram.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela