Secções
Entrar

Macron, Zelensky e Trump reúnem-se em Paris

Lusa 07 de dezembro de 2024 às 17:03

A cimeira trilateral entre Emmanuel Macron, Volodymyr Zelensky e Donald Trump tem como tema dominante a atual situação da guerra na Ucrânia.

Os presidentes de França e Ucrânia reúnem-se hoje com o Presidente eleito dos Estados Unidos da América no Palácio do Eliseu, em Paris, antes da cerimónia de reabertura da catedral de Notre-Dame, anunciou a Presidência francesa.

1 de 5
Foto: REUTERS/Piroschka van de Wouw
Foto: REUTERS/Piroschka van de Wouw
Foto: REUTERS/Piroschka van de Wouw
Foto: REUTERS/Piroschka van de Wouw
Foto: REUTERS/Piroschka van de Wouw

A cimeira trilateral entre Emmanuel Macron, Volodymyr Zelensky e Donald Trump tem como tema dominante a atual situação da guerra na Ucrânia, de acordo com uma nota emitida pelo gabinete da presidência francesa e citada pela Europa Press.

O encontro entre os três responsáveis teve início cerca das 17:30 locais (16:30 em Lisboa) e segue-se a uma primeira reunião entre Macron e Trump.

Durante a campanha eleitoral para as eleições de novembro, Donald Trump afirmou que tinha como objetivo resolver a guerra na Ucrânia de forma rápida. A incerteza levantou dúvidas junto de Kiev, que teme o fim de apoio militar.

"Estamos a viver tempos de loucura", disse Trump à entrada na reunião. "Vamos falar sobre isso."

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela