Secções
Entrar

Luz verde à coligação governamental alemã é “boa notícia” para a Europa

04 de março de 2018 às 13:54

O Presidente francês, Emmanuel Macron, considerou "uma boa notícia para a Europa" a luz verde dada pelo partido social-democrata alemão à nova coligação governamental.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, considerou hoje "uma boa notícia para a Europa" a luz verde dada pelo partido social-democrata alemão à nova coligação governamental com os conservadores de Angela Merkel.

"O Presidente da República felicita o resultado do voto do SPD. É uma boa notícia para a Europa", disse Emmanuel Macron, lembrando que a França e a Alemanha "trabalharão em conjunto nas próximas semanas para desenvolver novas iniciativas e fazer avançar o projecto europeu".

Os militantes do Partido Social-Democrata alemão (SPD) aprovaram o acordo com a União Democrata-Cristã (CDU) e a União Social-Cristã (CSU), decisivo para a formação de um governo de coligação na Alemanha, confirmou hoje a direcção do partido.

Cerca de 66% dos votantes na consulta interna deram o "sim" à coligação para um Governo liderado por Angela Merkel, que vai agora poder iniciar o seu quarto mandato, mais de cinco meses após as eleições.

Os 463.723 militantes sociais-democratas foram convocados para esta votação, vinculativa, que decorreu por correspondência entre 20 de Fevereiro e 2 de Março.

Com o acordo aprovado pelos militantes, a câmara baixa do parlamento, Bundestag, deve aprovar o novo governo a 14 de Março, quase seis meses depois das eleições de 24 de Setembro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela