Secções
Entrar

Líder da oposição do regime entre os mais de 130 detidos

26 de março de 2017 às 14:51

O principal opositor do regime russo, Alexeï Navalny, foi detido pela polícia durante uma manifestação contra a corrupção

O opositor russo Alexeï Navalny foi detido pela polícia durante uma manifestação contra a corrupção, que reuniu milhares de pessoas no centro de Moscovo, anunciou a sua porta-voz.

Navalny "foi detido na (praça) Maïakovskaïa", que fica no itinerário da marcha, proibida pelas autoridades, escreve a porta-voz Kira Iarmych no Twitter.

"Tudo está bem comigo", escreveu, entretanto, o próprio Navalny na sua conta do Twiter.

Através da mesma rede social, o grupo OVD Info disse que mais de 130 pessoas foram detidas em Moscovo, onde no centro da cidade a polícia usou gás pimenta para dispersar a multidão.

Milhares de pessoas participam hoje na Rússia em manifestações contra a corrupção, protestos que têm sido conduzidos por Alexeï Navalny.

As manifestações têm decorrido em várias cidades e as agências de notícias internacionais reportam pelo menos uma dezena de detidos em Vladivostok.

A oposição convocou o protesto depois de ter sido divulgado um relatório em que o primeiro-ministro Dmitri Medvedev é acusado de controlar um império imobiliário através de uma rede oculta de uma organização não governamental.

Alexeï Navalny colocou no Youtube um vídeo de 50 minutos no qual descreve as táticas a que acusa o primeiro-ministro de ter recorrido, um documento que teve mais de 11 milhões de visualizações.

De acordo com os Navalny, as manifestações estavam previstas para 99 cidades, mas em 72 delas as autoridades opuseram-se à sua realização, invocando razões como operações de limpeza, concertos ou eventos organizados por movimentos favoráveis ao Kremlin.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela