Secções
Entrar

Kremlin acusa Polónia de "russofobia" após suspeitas de sabotagem

Lusa 18 de novembro de 2025 às 15:07

O porta-voz da presidência russa afirmou que "a russofobia está a florescer em toda a sua glória".

O Kremlin acusou hoje as autoridades polacas de promoverem "russofobia", depois de Varsóvia ter responsabilizado Moscovo por dois atos de sabotagem numa linha férrea para a Ucrânia e de ter detido dois cidadãos ucranianos.
Yury Kochetkov/Pool Photo via AP
O porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, afirmou que o seu país "está a ser acusado de todas as formas de guerra híbrida ou direta que estão a ocorrer", sublinhando que, na Polónia, "estão a ser excessivamente zelosos quanto a isso". Peskov acrescentou que "a russofobia está a florescer em toda a sua glória", numa resposta a um jornalista russo, sem, contudo, negar diretamente as acusações formuladas pelo Governo polaco. O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, anunciou hoje que dois ucranianos ao serviço de Moscovo são suspeitos de dois atos de sabotagem a uma linha férrea que liga a Ucrânia à Polónia. "Os autores identificados são dois cidadãos ucranianos que há muito operam e colaboram com os serviços russos", disse, perante o Parlamento, acrescentando que "as identidades são conhecidas", mas não serão divulgadas neste momento. Os dois incidentes, que ocorreram entre sábado e segunda-feira, danificaram uma linha férrea que ajuda a abastecer a Ucrânia, um aliado da Polónia.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela