Secções
Entrar

Já só restam três conservadores para suceder a Theresa May

20 de junho de 2019 às 15:58

Ministro do Interior, Sajid Javid, foi eliminado na quinta volta da eleição interna no partido Conservador. Jeremy Hunt, Michael Gove ou Boris Johnson: um deles será o próximo primeiro-ministro do Reino Unido.

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jeremy Hunt, e o ministro do Ambiente, Michael Gove, qualificaram-se hoje para a quinta volta da eleição interna no partido Conservador para suceder a Theresa May, além de Boris Johnson.

Segundo os resultados hoje revelados pelo comité 1922, que organiza a eleição, o ministro do Interior, Sajid Javid, foi o eliminado nesta ronda de votações, ao recolher apenas 34 votos.

O antigo ‘Mayor' de Londres Boris Johnson manteve-se destacado no primeiro lugar, com 157 votos, seguindo por Michael Gove, com 61 votos, e Jeremy Hunt, com 59 votos.

A votação para a quinta e sexta volta desta eleição realiza-se hoje entre as 15:30 e 17:30, sendo os resultados esperados depois das 18:00.

Após este processo, realizado apenas entre os 313 deputados do partido Conservador habilitados a votar, os dois finalistas vão ser submetidos a uma votação dos cerca de 160 mil militantes do partido.

O vencedor deverá ser conhecido no final de julho, e até lá Theresa May mantém-se em funções, devendo apresentar a demissão logo que o sucessor esteja definido, abrindo caminho para a sua nomeação como primeiro-ministro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela