Secções
Entrar

Itália: Ponte desmorona-se em Aulla. Veja as imagens

08 de abril de 2020 às 16:24

Habitualmente muito utilizada, não era o caso esta terça-feira devido às medidas de confinamento impostas pela pandemia do coronavírus, o que evitou uma tragédia. Foi registado um ferido ligeiro.

Uma ponte desmoronou-se, esta quarta-feira, causando um ferido em Aulla, no norte de Itália, segundo as autoridades, num novo exemplo da vetustez da infraestrutura rodoviária italiana após o colapso de um viaduto em Génova em 2018.

Com cerca de 300 metros de comprimento, a ponte sobre o rio Magra "desabou sobre si mesma", explicou o presidente da Câmara de Aulla, Roberto Valettini, aos media italianos.

Habitualmente muito utilizada, não era o caso hoje devido às medidas de confinamento impostas pela pandemia do coronavírus, o que evitou uma tragédia.

A vítima tem, "segundo as primeiras informações, ferimentos ligeiros", indicou o Ministério dos Transportes em comunicado.

A ministra das infraestruturas, Paola De Micheli, pediu um relatório pormenorizado à ANAS, a empresa que gere a via em causa.

Este acidente "é extremamente grave. As primeiras chamadas de atenção para a estabilidade da ponte datam de 2013, mas ‘caíram em saco roto’. Provavelmente porque um eventual encerramento da ponte teria (…) repercussões económicas significativas em todo o território", criticou Deborah Bergamini, vice-presidente da Comissão de Transportes da câmara baixa do parlamento italiano e membro da Forza Itália de Sílvio Berlusconi (centro-direita).

Segundo a agência italiana AGI, os alertas dos automobilistas multiplicaram-se após um período de mau tempo no início de novembro.

Grande parte das infraestruturas italianas, como as pontes rodoviárias, tem mais de 50 anos. Era o caso do viaduto de Génova que desabou em agosto de 2018 causando 43 mortos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela