Secções
Entrar

Fome severa ameaça sete milhões de pessoas no Sudão do Sul

26 de fevereiro de 2018 às 17:51

Organizações alertam que a situação da população sul-sudanesa é "muito frágil" e que seria "catastrófico" caso a assistência humanitária não continuasse.

Dois terços da população do Sudão do Sul, cerca de sete milhões de pessoas, está em risco de fome severa nos próximos meses caso a ajuda humanitária seja interrompida, anunciaram hoje três agências da ONU.

1 de 6
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Num comunicado conjunto, o Fundo da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO), Unicef e Programa Alimentar Mundial (PAM), alertam que a situação da população sul-sudanesa é "muito frágil" e que seria "catastrófico" caso a assistência humanitária não continuasse.

Receia-se que a situação nutricional piore significativamente nos próximos meses devido à guerra, que reduziu a produção de alimentos e aumentou possíveis surtos de diarreia e outras doenças.

O agravamento da crise alimentar pode fazer disparar as taxas de subnutrição infantil, que se prevê afectar até 1,3 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade.

Actualmente, perto de metade da população do Sudão do Sul, cerca de 5,3 milhões de pessoas, tem dificuldade em obter comida e encontra-se em situação de "crise" ou "emergência", que correspondem aos níveis 3 e 4 numa escala em que 05 é o mais grave.

Em Fevereiro de 2017, foi declarado estado de fome no país, em consequência da morte de dezenas de pessoas.

O Sudão do Sul está mergulhado numa guerra civil desde Dezembro de 2013, que causou milhares de mortos, milhões de deslocados e vários episódios de fome.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela