Secções
Entrar

EUA. Secretária da Educação demite-se depois de invasão do Capitólio

08 de janeiro de 2021 às 08:38

Horas antes, a secretária dos Transportes já tinha anunciado a demissão, invocando igualmente a invasão do Congresso dos EUA.

A secretária da Educação norte-americana, Betsy DeVos, apresentou na quinta-feira a demissão, a segunda no executivo de Donald Trump depois dos incidentes no Capitólio por apoiantes do Presidente cessante.

"É inegável que a sua retórica teve impacto na situação, e isso é um ponto de viragem para mim", escreveu DeVos numa carta enviada a Donald Trump, citada por vários órgãos de comunicação norte-americanos, de acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP).

A controversa multimilionária estava em funções desde o início do mandato de Trump.

Horas antes, a secretária dos Transportes, Elaine Chao, já tinha anunciado a demissão, invocando igualmente a invasão do Congresso dos Estados Unidos, na quarta-feira, que provocou cinco mortos e dezenas de feridos.

"O nosso país passou por um acontecimento traumático, totalmente evitável (...), que me perturbou tanto que não posso ignorá-lo", disse, em comunicado, Elaine Chao, casada com o senador Mitch McConnell, líder da maioria republicana no Senado.

Apoiantes do Presidente cessante dos EUA, Donald Trump, entraram em confronto com as autoridades e invadiram o Capitólio, em Washington, na quarta-feira, enquanto os membros do Congresso estavam reunidos para formalizar a vitória do Presidente eleito, Joe Biden, nas eleições de novembro.

Pelo menos cinco pessoas morreram na invasão do edifício, segundo a polícia, que deu conta de que tanto as forças de segurança, como os apoiantes de Trump, utilizaram substâncias químicas durante a ocupação do edifício.

O Congresso acabaria por ratificar na quinta-feira a vitória de Joe Biden, na última etapa antes de ser empossado, em 20 de janeiro.

O recurso à 25.ª Emenda da Constituição para afastar Donald Trump da Casa Branca, acusado de incitar os apoiantes à invasão do Capitólio, está a ser defendido por numerosas vozes nos EUA, nomeadamente pela presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

Os líderes democratas querem que o vice-presidente Mike Pence afaste desta forma Trump, assumindo a presidência interina, para impedir o Presidente cessante de atuar nas duas últimas semanas do mandato.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela