EUA estão comprometidos com defesa da NATO, diz Trump
O presidente norte-americano mencionou o artigo que explica que o ataque a um membro da NATO é um ataque a todos os membros
Donald Trump, o presidente norte-americano, afirmou esta sexta-feira que os Estados Unidos estão comprometidos com a defesa comum dos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
"Comprometo os Estados Unidos com o Artigo 5º", garantiu Trump, durante uma conferência que aconteceu devido à visita de Klaus Iohannis, o presidente da Roménia.
No Artigo 5º do Tratado da NATO é explicado que o ataque a um membro é um ataque a todos os membros, obrigando os aliados a defender o país em questão.
"Certamente estamos lá para proteger e é uma das razões por que quero que as pessoas percebam que teremos uma grande, grande força, pagando o dinheiro necessário para ter essa força. Mas sim, absolutamente, estarei comprometido com o Artigo 5.º", disse o líder dos Estados Unidos.
Em Maio, os países europeus e outros Estados manifestaram a sua preocupação quando Donald Trump não mencionou essa cláusula, num discurso que teve lugar na sede da NATO, em Bruxelas. Nesse discurso, o presidente norte-americano instou os aliados a gastar 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em defesa, até 2024. Contudo, não mencionou especificamente o Artigo 5º - artigo que apenas foi invocado depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.
Edições do Dia
Boas leituras!