Secções
Entrar

Estado de "emergência de saúde pública" declarado em Nova Deli devido à poluição

01 de novembro de 2019 às 17:46

As escolas foram encerradas e as atividades industriais foram suspensas na capital indiana.

O estado de "emergência de saúde pública" foi hoje declarado em Nova Deli devido ao elevado nível de poluição do ar, obrigando ao encerramento de escolas e à suspensão das atividades industriais na capital indiana.

"A qualidade do ar em Deli piorou desde a noite passada e está agora num nível severo. Devemos encarar a situação como uma emergência de saúde pública, já que a poluição é agora perigosa", afirmou o diretor da Autoridade para Controle e Prevenção da Poluição, Bhure Lal.

Numa carta dirigida ao chefe de governo da capital indiana, Arvind Kejriwal, este organismo alerta para os problemas que a situação pode provocar nas crianças.

O nível de poluição aumentou nos últimos dias devido ao fogo de artifício lançado na noite de "Diwali" (o festival do Ano Novo hindu, em 27 de outubro) e às queimadas realizadas na zona norte de Nova Deli, explicou Bhure Lal.

Por esse motivo, acrescentou, a Autoridade para Controle e Prevenção da Poluição ordenou ao governo local a suspensão até terça-feira de todas as atividades de construção na área metropolitana.

Esta medida abrange também as fábricas que usem carvão como combustível, em todos os distritos da região.

O fogo de artifício está proibido durante todo o inverno.

Em conferência de imprensa, o chefe do governo de Deli informou que as escolas estarão encerradas até terça-feira, para evitar expor as crianças à poluição.

A partir de segunda-feira também passam a existir restrições à circulação de veículos.

Dados do gabinete de Controle da Poluição mostram que a concentração de partículas PM 2,5 (as mais finas e suscetíveis de se infiltrarem nos pulmões) é de 460 por metro cúbico de ar, enquanto a concentração de partículas PM 10 é de 632.

A Organização Mundial de Saúde considera que concentrações de partículas PM 10 superiores a 100 são perigosas para grupos de risco e, acima de 300, o ar torna-se tóxico para os seres humanos.

Segundo as autoridades ambientais, a exposição a estas partículas aumenta o risco de infeções agudas nas vias respiratórias, assim como de problemas cardíacos e cancro do pulmão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela