Secções
Entrar

Egípcio condenado por terrorismo morre numa prisão dos EUA

18 de fevereiro de 2017 às 19:55

O xeique egípcio Omar Abdel-Rahman, condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos por actos de terrorismo, morreu dia 18 numa prisão do estado da Carolina do Norte

O xeique egípcio Omar Abdel-Rahman, condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos por actos de terrorismo, morreu sábado, dia 18, numa prisão do estado da Carolina do Norte, anunciou o Departamento de Justiça americano.

Segundo um comunicado do Ministério da Justiça, o dirigente fundamentalista islâmico, de 78 anos e invisual, morreu este sábado "de causas naturais, após uma longa batalha contra a diabetes e uma doença coronária".

A agência de notícias francesa AFP confirmou a morte junto do filho de Omar Abdel-Rahman, a partir do Egipto. "Contactámos as autoridades egípcias e americanas para repatriarem" o corpo, adiantou.


Omar Abdel-Rahman foi condenado, em 1995, por conspiração contra alvos em Nova Iorque, incluindo as Nações Unidas, e tentativa de assassinato do antigo presidente egípcio Hosni Mubarak.

Apelidado de "xeique cego", Omar Abdel-Rahman é também referido como o inspirador dos primeiros atentados contra o World Trade Center, em Nova Iorque, que, em 1993, causaram seis mortos e mais de mil feridos.

Omar Abdel-Rahman dirigiu o grupo fundamentalista islâmico Gamaa Islamiya, no Egipto, antes de emigrar para os Estados Unidos, onde foi preso em 1993 e condenado em 1995.

Em 2012, Muhammad Morsi, o presidente egípcio à época, apelou a que Omar Abdel-Rahman pudesse cumprir pena no seu país, por "razões humanitárias", propondo uma troca de prisioneiros com os Estados Unidos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela