Secções
Entrar

Duterte diz que filha vai candidatar-se à presidência das Filipinas

Lusa 03 de outubro de 2021 às 11:43

Presidente das Filipinas anunciou que ia deixar a vida política. Filha Sara Duterte-Carpio é a atual presidente da Câmara da cidade de Davao.

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, garantiu que a sua filha Sara Duterte-Carpio irá concorrer para o suceder nas eleições presidenciais de 2022.

Duterte, que prometeu no sábado abandonar a política uma vez terminado o seu mandato, confirmou oficiosamente a candidatura da sua filha após ter anunciado inesperadamente a decisão de não se candidatar a vice-presidente após ter confirmado no início de setembro que se candidataria ao cargo.

Acompanhou o Senador Bong Go, um dos mais próximos amigos políticos de Duterte, à Comissão de Eleições no sábado para que esta formalizasse a sua candidatura a vice-presidente para substituir o Presidente em exercício.

Após o evento e numa breve declaração à ABS-CBN, Duterte disse que a dupla "Sara-Go" será a candidata do seu partido PDP-Laban à presidência e vice-presidência.

Sara Duterte-Carpio, a atual presidente da Câmara da cidade de Davao, apresentou no sábado documentos para procurar a reeleição, embora ainda possa mudar a sua candidatura e candidatar-se à presidência.

A Comissão Eleitoral começou na sexta-feira a registar candidatos para participar nas eleições previstas para Maio, que irão eleger diretamente o novo Presidente - para um único mandato de seis anos -, o vice-presidente - um cargo praticamente cerimonial - e vários senadores.

Os candidatos têm até 8 de outubro para se registarem, embora as alterações às listas sejam permitidas até 15 de Novembro.

Duterte-Carpio, que as sondagens mostram ser a política com mais apoio caso decida candidatar-se ao cargo de Chefe de Estado, anteriormente tinha prometido que não se candidataria a um cargo nacional se o seu pai também concorresse às eleições.

Outros candidatos presidenciais incluem o ex-pugilista filipino Manny Pacquiao, o ator-político virou ator e o atual presidente da câmara de Manila, Francisco Domagoso, e o ex-chefe da polícia Panfilo Lacson.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela