Secções
Entrar

Dois montanhistas morreram a tentar escalar o Evereste

21 de maio de 2018 às 08:38

Membros das equipas de expedição relataram que o alpinista japonês Nobukazu Kuriki, de 35 anos, morreu hoje e que Gjeorgi Petkov, de 63, morreu no domingo.

Dois montanhistas morreram a tentar escalar o monte Evereste, o pico mais alto do mundo, situado no Nepal, disseram esta segunda-feira as autoridades nepalesas.

1 de 5
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Membros das equipas de expedição relataram que o alpinista japonês Nobukazu Kuriki, de 35 anos, morreu hoje e que Gjeorgi Petkov, da Antiga República Jugoslava da Macedónia, de 63, morreu no domingo.

Kuriki era um alpinista de renome, que já escalou muitas montanhas e feito várias tentativas para chegar ao topo do Everest. O nipónico nunca foi bem sucedido nas suas tentativas, tendo mesmo perdido a maioria dos dedos, em 2012.

Um membro da equipa de expedição, Gyanendra Shrestha, explicou que o corpo de Kuriki foi encontrado nos arredores de um acampamento. O corpo do alpinista macedónio foi encontrado numa altitude mais elevada.

Cerca de 340 alpinistas estrangeiros e os seus estão a tentar escalar o Evereste durante este mês, sendo que muitos deles já tiveram sucesso, na semana passada, devido ao bom estado do tempo.

As equipas de alpinistas têm até ao fim do mês para concluírem as tentativas, antes de uma deterioração das condições meteorológicas no monte mais alto do mundo devem-se deteriorar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela