Secções
Entrar

Covid-19: Zimbabué entra em confinamento durante 30 dias

02 de janeiro de 2021 às 23:05

Em causa está o aumento de casos de infeção com o novo coronavírus. Quase toda a atividade económica à exceção dos serviços essenciais é encerrada.

O Governo do Zimbabué ordenou hoje um confinamento durante 30 dias devido ao aumento de casos de infeção com o novo coronavírus, encerrando quase toda a atividade económica à exceção dos serviços essenciais.

"A assistência a funerais é limitada a um máximo de 30 pessoas, e as reuniões em casamentos, em igrejas, restaurantes, bares, pavilhões desportivos, são proibidas durante 30 dias", anunciou o vice-presidente, Constantino Chiwenga, que é também o ministro da Saúde, aos meios de comunicação social, de acordo com a AFP.

As medidas são tomadas com efeito imediato, acrescentou o responsável, explicando que "só os serviços essenciais serão autorizados a permanecer abertos, tais como hospitais, farmácias e supermercados, e apenas o pessoal destes serviços essenciais está autorizado a ir trabalhar".

O Zimbabué regista até agora 14.084 infeções com o novo coronavirus, das quais resultaram 369 mortes, mas o número duplicou desde o início de novembro neste país que faz fronteira com a África do Sul, a nação africana mais afetada pela pandemia.

Este será o segundo período de confinamento depois do decretado de março até meio de maio, altura a partir da qual as medidas foram sendo abrandadas.

África ultrapassou as 65 mil mortes associadas à covid-19, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia divulgados hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que contabiliza mais de 2,7 milhões de infeções no continente.

De acordo com o escritório da OMS para África, até 01 de janeiro o continente somava 65.432 mortes e 2.755.50 infeções.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.827.565 mortos resultantes de mais de 83,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela