Secções
Entrar

Covid-19. Malta é o primeiro país da UE a atingir imunidade de grupo

Diogo Camilo 25 de maio de 2021 às 08:20

País já administrou a primeira dose da vacina a 70% da população adulta e 42% já completaram a vacinação. Máscara vai deixar de ser obrigatória para vacinados e governo quer criar um um certificado de vacinação que permita o acesso a espaços culturais aos cidadãos vacinados.

Malta anunciou esta segunda-feira que já vacinou 70% da população adulta com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, com o ministro da saúde, Chris Fearne, a avançar que o país é o primeiro da União Europeia a chegar à imunidade de grupo contra o vírus.

Malta Reuters

Em conferência de imprensa, o ministro indicou que as vacinas estavam a ser administradas a um ritmo de uma dose a cada cinco segundos e que "42% da população adulta já recebeu duas doses" da vacina contra a covid-19.

Além da população mais velha, cerca de 52% dos cidadãos do país com idades entre os 16 e os 29 anos estão já inscritos para tomar a vacina. 

A ilha no Mar Mediterrâneo tem registado um decréscimo do número de casos, com uma média de três novos casos por dia na última semana - para uma taxa de positividade de apenas 0,2%. 

Com a imunidade de grupo, Malta prepara-se para retirar a obrigatoriedade do uso de máscara nos espaços públicos exteriores já no próximo mês de julho. No entanto, a medida aplica-se apenas a quem tenha sido vacinado.

Grupos com mais de duas pessoas serão sempre obrigados a utilizar máscara, que permanece obrigatória nos espaços públicos interiores, lojas e outros estabelecimentos. 

O país está já a levantar outras medidas restritivas impostas pela situação pandémica. Entre as alterações promovidas esta segunda-feira está o horário de funcionamento de bares e restaurantes, agora abertos até à meia noite, e a abertura de ginásios e piscinas. Estão também em curso negociações entre o governo e representantes dos setores das artes e do entretenimento para que sejam reintroduzidas algumas das atividades.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela