Secções
Entrar

Covid-19: Mais de 1.200 mortos no Brasil e 22.169 infetados

12 de abril de 2020 às 22:29

O país registou 99 mortes e mais 1.442 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas.

O Brasil registou hoje 99 mortes e mais 1.442 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 1.223 óbitos e 22.169 infetados desde o início da pandemia, anunciou hoje o executivo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de letalidade da doença no Brasil está fixada em 5,5%, sendo que o total de mortes mais do que duplicou desde o domingo passado, quando o país contabilizava 486 vítimas mortais.

A nível estadual, São Paulo continua a ser o estado brasileiro com maior número de casos confirmados, 588 mortos e 8.755 pessoas infetadas, seguindo-se o Rio de Janeiro, com 170 vítimas mortais e 2.855 casos confirmados. A terceira unidade federativa com mais casos é o Ceará, que teve, até ao momento, 74 óbitos e 1.676 casos de infeção.

No lado oposto, Tocantins, localizado na região Norte do país, é o único estado sem registo de vítimas mortais e também o estado com menos infetados (25 casos confirmados). As restantes 26 das 27 unidades possuem óbitos associados à infeção pelo novo coronavírus.

A região Sudeste, que engloba São Paulo e Rio de Janeiro, concentra o maior número de casos confirmados até ao momento, com 12.799 casos confirmados. Já o Centro-Oeste brasileiro é a região menos atingida, com 1.067 infetados.

A região Norte, que nas últimas semanas vinha sendo a área menos afetada, viu os seus números dispararem, com o estado do Amazonas a estar no centro das preocupações do Ministério da Saúde. Face ao seu deficitário sistema de Saúde, a tutela anunciou hoje que Manaus, capital do Amazonas, irá receber um reforço de profissionais de saúde para combater a pandemia da covid-19, causada pelo novo coronavírus.

"A capital do Amazonas vive um cenário com muitas pessoas a necessitar de hospitalização e com a capacidade de atendimento hospitalar próximo ao limite. A medida será tomada a partir de segunda-feira", indicou em comunicado o executivo brasileiro.

A iniciativa vai ampliar a capacidade de atendimento da cidade aos casos de coronavírus, em conjunto com as demais ações necessárias para evitar o colapso da rede de saúde local, como o "distanciamento social e etiqueta respiratória", que diz respeito à forma adequada de conter a disseminação de secreções respiratórias.

"São profissionais com muita bagagem, que atuam há muitos anos em vários outros hospitais do Brasil, que vão nos ajudar. São médicos vindo de regiões onde o atendimento ainda está tranquilo, para auxiliar onde mais precisamos no momento", destacou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Jõao Gabbardo.

O Ministério da Saúde informou na noite de sábado que morreram mais dois indígenas por causa do novo coronavírus: uma indígena Kokama, e um indígena da etnia Tikuna, de 78 anos, ambos internados em Manaus.

Na noite de quinta-feira, o governo regional do estado de Roraima já tinha confirmado a morte de um indígena brasileiro da etnia Yanomami, de 15 anos, que estava infetado pelo novo coronavírus.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 112 mil mortos e infetou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, quase 375 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Os Estados Unidos são o país que regista o maior número de mortes, contabilizando 21.489 até hoje, e aquele que tem mais infetados, com cerca de 546 mil casos confirmados.

O continente europeu, com mais de 932 mil infetados e 77 mil mortos, é o que regista o maior número de casos, e a Itália é o segundo país do mundo com mais vítimas mortais, contando 19.899 óbitos e mais de 156 mil casos confirmados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela