Secções
Entrar

Coreia do Norte volta a pedir a Guterres fórum para clarificar sanções da ONU

12 de fevereiro de 2018 às 20:55

A Coreia do Norte instou o secretário-geral da ONU para ouvir juristas de vários países, insistindo que o Conselho de Segurança das Nações Unidas não tem justificação legal ou moral para condenar os testes nucleares ou os lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais e de satélites.

A representação da Coreia do Norte na ONU, que afirmou que as sanções estão a inibir o povo norte-coreano do "direito de existência", acentuou que a intensificação das resoluções contra o país viola a soberania da nação e o Direito internacional.

1 de 9
Foto: Mohammed Elshamy/Anadolu Agency/Getty Images
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

Por isso, a Coreia do Norte instou o secretário-geral da ONU para ouvir juristas de vários países, insistindo que o Conselho de Segurança das Nações Unidas não tem justificação legal ou moral para condenar os testes nucleares ou os lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais e de satélites.

Há um ano, o Secretariado das Nações Unidas liderado por Guterres rejeitou um primeiro pedido de criação de um fórum internacional, com a justificação de que cabe ao Conselho de Segurança determinar o que constitui uma ameaça à paz e segurança internacionais.

No ano passado, a Coreia do Norte realizou um sexto teste nuclear, lançando três mísseis balísticos intercontinentais, no âmbito do desenvolvimento dos programas nuclear e de armas.

O Conselho de Segurança da ONU agravou as sanções económicas contra o país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela