Secções
Entrar

COP30. Guterres pede planos claros para transição dos combustíveis fósseis

Lusa 22 de novembro de 2025 às 21:49

A 30.ª Conferência do Clima das Nações Unidas terminou este sábado com a aprovação de um documento que reúne as principais conclusões do encontro.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu este sábado "planos claros e credíveis para a transição dos combustíveis fósseis em energia limpa", após o encerramento da conferência do clima, no Brasil.
Guterres defende o turismo como força para o bem, promovendo inclusão e sustentabilidade Chalinee Thirasupa/Pool Photo via AP
A 30.ª Conferência do Clima das Nações Unidas terminou este sábado em Belém, no Brasil, com a aprovação do "Mutirão", um documento que reúne as principais conclusões do encontro. Para o líder da ONU, o evento evidencia "o reconhecimento da necessidade de levar adiante os resultados do Consenso dos Emirados Árabes Unidos, que inclui uma transição justa, ordenada e equitativa para longe dos combustíveis fósseis", objetivo que os ambientalistas consideram ter ficado aquém do desejado no encontro.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela