Comissão Europeia coordena resposta na UE a ameaças de bomba contra aviação
Foi ativado o "mecanismo de partilha de informações ao nível da UE", confirma a Comissão Europeia. Revelou ainda que está a haver um "contacto muito próximo com as autoridades nacionais" dos estados-membros.
A Comissão Europeia ativou um mecanismo de partilha de informações entre os Estados-membros para coordenar a resposta às ameaças de bomba que têm afetado voos em vários países europeus, estando em contacto com autoridades nacionais e comunitárias.
"Neste momento, a nossa função é coordenar os Estados-membros, de modo a garantir uma visão global e completa do que está a acontecer. Por esse motivo, o comissário responsável pelos Transportes, Apostolos Tzitzikostas, esteve ontem [quinta-feira] em contacto com a nossa Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação [EASA] e ativámos o mecanismo de partilha de informações ao nível da UE", disse hoje a porta-voz do executivo comunitário para a área dos Transportes, Anna-Kaisa Itkonen.
Falando na conferência de imprensa da instituição, em Bruxelas, Anna-Kaisa Itkonen explicou que este é "um mecanismo presidido pela Comissão Europeia, que junta representantes dos Estados-membros para trocar informações"
"É isso que a Comissão está a fazer neste momento", apontou, referindo também o "contacto muito próximo com as autoridades nacionais para obter informações sobre o que está a acontecer".
Nestas declarações à imprensa europeia, Anna-Kaisa Itkonen frisou: "Levamos estas ameaças muito a sério. Quaisquer ameaças contra civis são absolutamente inaceitáveis, sendo a nossa principal prioridade proteger e garantir a segurança dos nossos cidadãos".
A responsável contextualizou que, "nestas situações, a principal responsabilidade pela investigação e análise dos casos cabe aos Estados-membros" da União Europeia (UE).
"O que estamos a fazer é, por exemplo, manter contactos com a EASA, que analisa os aspetos relacionados com a segurança da aviação e avalia se estas ameaças à segurança podem ter algum impacto na segurança operacional da aviação, no âmbito das suas competências", adiantou.
A ativação do mecanismo surge na sequência de uma vaga de ameaças de bomba contra aviões comerciais em vários países europeus nos últimos dias, que levou a desvios de voos, aterragens de emergência, escoltas de caças militares e operações de inspeção de aeronaves.
Segundo a informação divulgada pelas autoridades na UE, várias destas ameaças não tiveram fundamento, não tendo sido encontrados explosivos ou objetos suspeitos nas aeronaves inspecionadas.
A PSP recebeu hoje de manhã um alerta de ameaça de bomba num avião da Ryanair que iria sair do aeroporto de Lisboa com destino a Roma.