Secções
Entrar

China considera regulação mais rígida para cigarros eletrónicos

23 de julho de 2019 às 11:58

O país com maior número de fumadores do mundo está a considerar regras mais rígidas para os cigarros eletrónicos, alegando que poderão atrair os adolescentes para o tabagismo.

A China, o país com maior número de fumadores do mundo, está a considerar regras mais rígidas para os cigarros eletrónicos, alegando que poderão atrair os adolescentes para o tabagismo.

"A supervisão sobre os cigarros eletrónicos deve ser fortemente reforçada", defendeu hoje Mao Qunan, chefe do departamento de planeamento da Comissão Nacional de Saúde (CNS), em conferência de imprensa.

Os cigarros eletrónicos são considerados menos prejudiciais do que o tabaco e estão a conquistar cada vez mais consumidores em todo o mundo, incluindo na China.

As autoridades estão preocupadas, no entanto, que sirvam de porta de entrada dos adolescentes para o tabagismo.

"Queremos reduzir a taxa de fumadores e evitar que os jovens provem tabaco", disse Mao, referindo-se aos estudos que estabelecem uma ligação formal entre os cigarros eletrónicos e o tabagismo entre os jovens.

Nos últimos anos, a China generalizou a proibição do tabaco em locais públicos fechados, mas está a lutar para aplicar a lei, num país com uma forte indústria do tabaco.

Segundo o responsável, o tabaco representa o equivalente a 130 mil milhões de euros em impostos e lucros, ou mais de 5% da receita do Governo central.

País mais populoso do mundo, com cerca de 1.400 milhões de habitantes, a China tem mais de 300 milhões de fumadores.

Mais de um terço de todos os cigarros fabricados no mundo são fumados no país.

O tabaco mata um milhão de pessoas todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde, e 100.000 mortes são atribuídas ao fumo passivo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela