Secções
Entrar

Bulgária pede ajuda "imediata" à UE para reforçar fronteira

14 de setembro de 2016 às 17:09

Viktor Orban, que se opõe ao acolhimento de refugiados no seu país, censurou a UE pela "amável ingenuidade da sua política migratória"

O primeiro-ministro búlgaro Boiko Borissov pediu hoje à União Europeia (UE) que conceda "imediatamente" ao seu país uma ajuda financeira de 160 milhões de euros para reforçar a segurança da fronteira com a Turquia, sob pressão migratória.

"Exijo mais que palavras de solidariedade. Na cimeira (europeia informal) de Bratislava [que se inicia na sexta-feira] insistirei para que sejam imediatamente concedidos 160 milhões de euros para a proteção" da fronteira exterior da UE, declarou Borissov no decurso de uma visita à fronteira búlgaro-turca, acompanhado pelo seu homólogo húngaro Viktor Orban.

Uma contribuição europeia parece desde já garantida, após o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ter anunciado na quarta-feira "o envio a partir do mês de Outubro de pelo menos 200 guardas-fronteiras e 50 veículos suplementares para as fronteiras exteriores da Bulgária".

A Bulgária tem-se referido a um aumento do número de requerentes de asilo bloqueados no seu território desde o reforço das condições de passagem na fronteira servo-húngara em Julho. Cerca de 13.000 migrantes foram registados desde o início de 2016 na Bulgária, e o seu número duplicou em Agosto face a Junho e Julho, referem as autoridades ao sublinharem que os campos estão saturados.

Viktor Orban, que se opõe ao acolhimento de refugiados no seu país, censurou a UE pela "amável ingenuidade da sua política migratória". No domingo, tinha rotulado de "niilistas" diversos dirigentes europeus.

À semelhança das medidas aplicadas pela Hungria nas fronteiras com a Sérvia e Croácia, a Bulgária equipou a sua fronteira com a Turquia com uma vedação de arame farpado que deverá em breve abranger a maioria dos 259 quilómetros comuns aos dois países.

Os primeiros-ministros húngaro e búlgaro reúnem-se na sexta-feira em Bratislava com os dirigentes dos restantes Estados-membros da União, já sem a presença do Reino Unido, para discutir no decurso da cimeira o futuro do projecto europeu após o Brexit.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela