Secções
Entrar

Bruxelas espera cumprimento na íntegra de acordo UE-Turquia

25 de novembro de 2016 às 12:14

"Estamos plenamente empenhados na aplicação do acordo [UE-Turquia] e já dissemos muitas vezes que é um contrato de confiança mútua", disse hoje o porta-voz da Comissão Europeia

A Comissão Europeia espera que o acordo assinado entre a União Europeia (UE) e a Turquia sobre os fluxos de migrantes seja cumprido na íntegra, sublinhando que é "um contrato de confiança mútua".

"Estamos plenamente empenhados na aplicação do acordo [UE-Turquia] e já dissemos muitas vezes que é um contrato de confiança mútua", disse hoje o porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, acrescentando que Bruxelas tudo fará "para que seja bem-sucedido".

"No final deste processo, esperamos a conclusão geral deste contrato", adiantou, referindo-se às declarações do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ameaçando abrir as fronteiras do país e deixar passar os migrantes que pretendem entrar na Europa em reacção à aprovação, no Parlamento Europeu (PE), de uma resolução que recomenda o congelamento das negociações de adesão.

Schinas adiantou também que "há contactos [entre Bruxelas e Ancara] a todos os níveis, técnicos e políticos".

"No que diz respeito ao voto, o PE é uma instituição democrática", disse ainda o porta-voz do executivo comunitário, na conferência de imprensa diária.

A ameaça de Erdogan acontece um dia depois de o Parlamento Europeu ter aprovado, numa resolução não vinculativa, o congelamento no processo da adesão da Turquia à União Europeia, iniciado em 2005

"Ouçam bem: Se forem mais longe, estas fronteiras abrir-se-ão. Ponham isso na vossa cabeça", acentuou o Presidente turco num discurso proferido em Istambul.

Ancara e Bruxelas celebraram um acordo em março passado que permite barrar o fluxo de refugiados para a UE.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela