Secções
Entrar

Avião da Proteção Civil não parte para Moçambique por problemas técnicos

26 de março de 2019 às 11:47

Ida foi adiada para esta quarta-feira. A bordo será transportado material de apoio de emergência e diverso equipamento para sustentação logística.

AAutoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)anunciou hoje que a partida do avião que estava prevista para terça-feira, com destino a Moçambique, foi adiada um dia devido a problemas técnicos, relacionados com uma avaria numa roda do aparelho.

"Devido a problemas técnicos, relacionados com uma avaria numa das rodas do avião, foi adiada para a próxima quarta-feira, 27 de março, a partida do avião que estava prevista para amanhã [terça-feira]", refere a ANPC em comunicado.

O avião militar, com destino à cidade moçambicana da Beira, estava previsto descolar na terça-feira de manhã do aeródromo de trânsito de Figo Maduro, em Lisboa.

A bordo será transportado material de apoio de emergência e diverso equipamento para sustentação logística, como 'kits' alimentares para 24 horas, águas e equipamento diverso, da Força Operacional Conjunta portuguesa, com valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em situações de emergências complexas, que se encontra em missão em Moçambique.

De Portugal já partiram para Moçambique dois aviões C-130 e dois aviões comerciais alugados.

A passagem do ciclone Idai em Moçambique, no Zimbabué e no Maláui fez pelo menos 762 mortos, segundo os balanços oficiais mais recentes.

Em Moçambique, o número de mortos confirmados subiu hoje para 447, no Zimbabué foram contabilizadas 259 vítimas mortais e no Maláui as autoridades registaram 56 mortos.

O Governo moçambicano adiantou que estes números ainda são provisórios, já que à medida que o nível da água vai descendo vão aparecendo mais corpos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela