Secções
Entrar

Autoridades ordenam evacuação de cidade na Califórnia ameaçada pelas chamas

26 de julho de 2018 às 07:18

Incêndio em Idyllwid, onde vivem 12 mil pessoas, está a ser combatido por 3 mil bombeiros e 16 helicópteros.

As autoridades norte-americanas ordenaram na quarta-feira a evacuação de Idyllwid, na Califórnia, na qual vivem 12 mil pessoas, devido a um incêndio que está a ser combatido por 3 mil bombeiros e 16 helicópteros.

Pelo menos cinco casas foram destruídas pelas chamas que já consumiram uma área de cerca de 12 quilómetros quadrados na zona, no sul dos Estados Unidos, afectando também comunidades a leste de Los Angeles.

Um homem de 32 anos foi detido pelas autoridades norte-americanas, suspeito de ter ateado cinco fogos naquela região. Um deles ameaçou cerca de 600 casas, outro acabou mesmo por consumir as cinco habitações.

O vale de Yosemite, no coração do parque nacional, foi fechado na quarta-feira e deve manter-se assim até domingo.

Pelo menos mil acampamentos e reservas de hotéis foram cancelados, além do impacto sobre visitantes diários, funcionários do parque e pequenos negócios ao longo da rodovia, disse à agência de notícias Associated Press o porta-voz do parque norte-americano, que recebe quatro milhões de visitantes por ano.

A última vez que o acesso ao vale foi fechado devido a incêndios foi em 1990, acrescentou Scott Gediman.

Em quase duas semanas, as chamas consumiram 60 quilómetros quadrados de madeira em terreno íngreme da Sierra Nevada, a oeste do parque.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela