Secções
Entrar

62 recém-nascidos morreram este ano por má nutrição das mães

18 de fevereiro de 2018 às 09:51

Na Venezuela, muitos recém-nascidos “apresentam baixo peso”, atribuído “à má nutrição das mães durante os meses de gravidez, à falta de controlo pré-natal e à gravidez precoce”.


1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A má nutrição das mães foi a principal responsável pela morte de 62 recém-nascidos, desde Janeiro, no hospital venezuelano Luís Razetti de Barcelona, situação que tem dificultado também a prestação de cuidados a parturientes.

O número de bebés mortos, foi confirmado pelo director daquele centro hospitalar, Yuri Prieto, revelou na sua edição de sábado o diário venezuelano El Nacional, que precisou que os recém-nascidos "apresentam baixo peso", atribuído "à má nutrição das mães durante os meses de gravidez, à falta de controlo pré-natal e à gravidez precoce".

"Mais de 80% das parturientes que chegam ao hospital não estão bem alimentadas, razão pela qual nascem muitíssimos bebés com menos de um quilograma e meio", disse. A situação, explicou, agrava-se, apesar dos esforços do pessoal médico encarregado de neo-natologia, devido à falta de materiais médicos necessários.

Yuri Prieto denunciou ainda que além de terem uma alimentação deficiente, as grávidas não tomam suplementos vitamínicos, porque não existem nas farmácias locais e porque, quando "aparecem", têm um custo de quase 1,5 salários mínimos, com todos os subsídios incluídos.

Em Janeiro de 2017 nasceram 670 bebés no Hospital Luís Razetti de Barcelona.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas da população sobre dificuldades para conseguir produtos básicos e medicamentos no mercado local. Também dos altos preços de alguns produtos, num país onde dados não oficiais dão conta de que em 2017 a inflação foi de mais de 2.000%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela