Secções
Entrar

Morreu o padeiro da ilha grega de Kos, símbolo da ajuda aos refugiados

17 de fevereiro de 2019 às 14:25

Dionisis Avranitakis distribuía gratuitamente centenas de pães e bolos aos refugiados que chegavam a Kos.

O padeiro da ilha grega de Kos, conhecido na Europa por ajudar os refugiados que chegavam às centenas durante o período mais crítico da crise humanitária de migrantes, morreu este domingo aos 77 anos.

Todos os dias, durante vários meses, Dionisis Avranitakis distribuía gratuitamente centenas de pães e bolos aos refugiados que chegavam a Kos, antes de o Governo reagir e criar estruturas de acolhimentos.

Graças a este trabalho, que o colocou como um dos rostos da solidariedade do povo grego durante o pico da crise humanitária, Avranitakis recebeu o Prémio Sociedade Civil 2016, do Comité Económico e Social Europeu (CESE).

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que se encontrou com Avranitakis numa visita à ilha, ficou impressionado com a sua solidariedade, usando-o como um exemplo para definir a Europa durante o seu primeiro debate sobre o Estado da União.

"A Europa não é um grupo de ultras que se reúnem para queimar um abrigo sírio, a Europa é o padeiro de Kos, que oferece o seu pão de graça para aliviar a fome dos refugiados", disse Juncker.

Avranitakis sabia o que significava ser um refugiado, pois a sua família teve de deixar Esmirna depois da invasão turca em 1922, que deslocou um milhão de gregos da cidade.

A ilha de Kos foi uma das mais afetadas durante a chamada crise de refugiados, devido à sua proximidade com as costas turcas, e hoje abriga 965 migrantes e refugiados dos mais de 15.000 que permanecem nas ilhas gregas, de acordo com dados do Ministério da Migração da Grécia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela